Energia Solar

 

Fotovoltáica: Electricidade da luz solar

Para utilizar módulos fotovoltaicos há duas possibilidades mais importantes:

Na injecção à rede toda a electricidade ganha vai ser vendida à rede pública. Uma vez que a utilização da energia solar é uma vontade politica, o preço para a electricidade vendida é muito mais alto do que preço da electricidade que compramos da rede. Nestas condições não faz sentido consumir em casa a electricidade produzida pelos painéis fotovoltaicos .

Dependendo das condições do contrato com a EDP, um sistema fotovoltaico (PV) paga-se em 6 até 8 anos. Este investimento pode ter um rendimento à volta de 10%. Cada situação precisa de um relatório especial para calcular o rendimento e os ganhos solares no local de instalação. A condição prévia é ter uma ligação à rede e uma licença de injecção à rede.
A injecção à rede é lei europeia, mas em Potugal, é, no momento, quase impossivel de ter uma licença porque a EDP está a bloquear.

Se falta a electricidade da rede, a electricidade ganha não pode ser injectada e, normalmente, também não pode ser utilizada em casa.

A injecção à rede faz sentido energético até porque a utilização da rede é assim optimizada pois pouca electricidade será assim transportada por pequenas distâncias. Muitos pequenos sistemas têm a vantagem de a falta de uma não ter muita importância – mas a falta de um grande sistema em poucos inviabiliza os sistemas. Também há vantagem politica quando os consumidores de energia são também produtores de energia, assim as pessoas estão menos dependentes das grandes empresas.

Systemas “off grid” não têm ligação à rede, apenas consomem a electricidade que ganham. Esta independéncia resulta em algumas desvantagens: Para fornecer energia suficiente e constante, à noite e em dias com mau tempo baterias caras são necessárias.
Para ter energia suficiente no Inverno, tem de ser instalada uma grande potência que normalmente não pode ser utilizada no Verão.
Mesmo com estas desvantagens um sistema PV pode ser económico em situações em que uma ligação à rede pública custa muito dinheiro ou em caso de o preço aumentar mais do que 20% em cada ano.
Antes da instalação de uma sistema PV um estudo detalhado do consumo tem que ser feito para fazer um desenho optimizado do sistema.

Na compra de módulos solares não é importante a eficiência dos módulos! O preço cada kW e o tempo de vida garantido é que são importantes porque o objectivo é comprar energia!

PV Module

   strmmasten

   windenergie
 

Solartérmico: Água quente, Aquecimento, cozinhar, sauna

Ganhar calor da luz solar funciona através do sistema muito simples da mangueira preta ao sol: Num tubo associado a uma grande superfície aquence-se água. Esta energia vai ser transportada através de um permutador e acumulada num depósito bem isolado.

Mesmo que a sistema solar térmico pareça muito mais fácil do que o sistema fotovoltaico, o desenho de um aquecimento solar é muito mais complicado. Por isso é necessário um bom aconselhamento.

Sem dúvida que o aquecimento solar das águas sanitárias é a possibilidade mais económica da utilização de energia solar. O versão mais simples é o princípio termosifão. Este principio não precisa de bomba ou regulador mas apenas de um depósito que tem de estar acima do colector. A maioria dos sistemas tem um cilindro horizontal acima do colector que é barato, mas feio e pouco eficiente.
Um depósito vertical é muito mais eficiente porque a água está em camadas dependentes da temperatura. A resistência e o permutador podem estar sitiuados na posição certa.
Sistemas onde a água passa directamente ao colector tem grandes problemas com o calcário. Além disso um colector precisa de um anticongelante porque se forma gelo dento o colector a 2 graus positivos, em noites sem nuvens, e isto vai danificar o colector.

Os depósitos de água precisam um aquecimento acima dos 60 graus uma vez cada semana, para evitar legionária. Ainda melhor é o aquecimento das águas através de um permutador exterior.

sauna

backofen

Se o aquecimento da casa está a ser efectuada por energia solar térmica, a utilização da energia do depósito torna-secmais eficiente com um piso radiante ou parede radiante em vez dos habituais radiadores. A optimização da inclinação dos colectores pode também melhorar os ganhos do sistema.
A condição prévia do aquecimento solar é um óptimo isolamento da casa. Uma combinação de isolamento e sistema solar bem feita pode alimentar 90% do aquecimento da casa.
Um depósito com 600 litros pode ser aquecido, durante um dia, de 20 ate 70 graus com 12 metros quadrados de colector. Esta quantidade de energia é equivalente a 32 kWh e chega para 4 radiadores de 2 kW para 4 horas. Para uma casa bem isolada isto chega mesmo para o Inverno.

Uma sauna solar é uma especialidade muito agradável. Mas uma sauna solar também é ideal para secar roupa e ajudar a aquecer a casa. Em paises do sul um jardim de inverno, bem isolado e com janelas inclinadas e orientados ao sul, aquece a 60 graus. Com absorsores pode chegar aos 80 e até 90 graus.

Para cozinhar em forno solar, uma caixa bem isolada, pintada de preto por dentro e com uma janela inclinado aquece facilmente até 160 graus (dependendo da qualidade da construção).

Um espelho parabólico com 1,5 metros quadrados que concentra os raios solares numa panela preta, faz fever a água mais rapidamente que um fogão a gás.

kocher